Produtos Schmersal Sensores

Automação / Sensores

Sensores de proximidade

​Originalmente desenvolvidos para a detecção de placas solares, os sensores fotoelétricos de luz azul são indicados para inúmeras aplicações industriais.

A nova série de sensores de luz azul (Bluelight) Sensopart são verdadeiros multiusos para diferentes tipos de aplicação e promovem a detecção muito mais eficiente em aplicações especiais evitando o uso de prismas para detecção de objetos escuros, reflexivos e/ou transparentes.

A solução apresenta excelente estabilidade do processo, especialmente quando se detecta objetos grandes absorvedores de luz como, por exemplo, peças de plástico preto ou de fibra de carbono, ou ainda posicionadas em um ângulo superficial desfavorável. Os sensores também garantem uma detecção extremamente confiável de objetos transparentes, como garrafas, seringas ou filmes.

A tecnologia da luz azul deve sua maior estabilidade do processo à tecnologia SensoPart, que combina emissor LED, ótica e processamento de sinal. A confiabilidade dos sensores também é reforçada por supressão de fundo de alta precisão: mesmo os fundos muito brilhantes ou reflexivos, como reflexos de peças de máquinas metálicas que não interferem no processo de detecção. A supressão pode até ser ajustada com o auxílio de um potenciômetro – é o único sensor de luz azul com essa característica no mercado.

A nova série Bluelight consiste em três modelos de foco fixo exclusivos; F10 com foco de 2 a 30mm e 2 a 50mm para os modelo sub-miniatura, F25 para foco de 0 a 80mm para os modelos miniaturas, além do modelo compacto ajustável F55 com um range grande de até 1,2m.

Sensores Fotoelétricos

Na maioria das automações industriais, faz-se necessária uma análise do processo para que o controlador identifique a saída do sistema e tome as providencias necessárias. Também é de extrema importância a questão de posicionamento e de contagem e análise do material. Para isso existem os sensores industriais.

Por não haver elementos mecânicos que se desgastem, tais como atuadores e contatos, a vida útil dos sensores é praticamente ilimitada, além de possuírem pontos de acionamento constante e uma frequência de acionamento altíssima. 

Os sensores fotoelétricos são utilizados em processos de automação industrial para detectar diversos tipos de materiais. Eles trabalham com emissão e recepção de luz e são ideais para aplicações onde faz-se necessário a detecção de objetos sem o contato físico, sendo possível utilizá-los em distâncias pequenas até vários metros. As possibilidades com os sensores óticos são praticamente ilimitadas.

Nos sensores de reflexão difusa, o emissor e o receptor estão no mesmo corpo e a luz emitida, quando reflete em algum objeto volta ao sensor (de forma difusa) e este identifica que o objeto está na frente;

Os do tipo reflexivo também possuem emissor e o receptor no mesmo corpo, porem trabalham em conjunto com um prisma refletor e possuem distancias maiores. Eles identificam um objeto quando o feixe de luz é interrompido.

Nos modelos barreira, o emissor e o receptor ficam em corpos separados, o que possibilita uma distância de acionamento bem grande mesmo com um invólucro pequeno.

Sensores Indutivos e Capacitivos

Na maioria das automações industriais, faz-se necessária uma análise do processo para que o controlador identifique a saída do sistema e tome as providencias necessárias. Também é de extrema importância a questão de posicionamento e de contagem e análise do material. Para isso existem os sensores industriais.

Os sensores de proximidade são componentes de comando eletrônico que se diferenciam basicamente de uma chave de curso mecânica pelo fato de operarem eletronicamente, por aproximação, ou seja, sem contato físico.

Sensores indutivos são utilizados em processos de automação industrial para detectar materiais ferromagnéticos, ou seja, materiais metálicos por meio da influência em seu campo eletromagnético.

Os sensores capacitivos podem detectar qualquer tipo de material, inclusive através de alguns objetos desde que estes não sejam metálicos.

A maior parte dos nossos sensores indutivos e capacitivos são desenvolvidos e fabricados aqui no Brasil, garantindo uma melhor qualidade de entrega em comparação com a maior parte do mercado que importa estes produtos de mercados orientais.